Noticias da SEPAZ | Comunidade Nova Jerico - Maceió - Alagoas
Home / Noticias da SEPAZ

Noticias da SEPAZ

Notícias da Sepaz – edição 34

Aumenta interesse na formação para conselheiros terapêuticos

Profissionais de diferentes áreas participaram desta edição do curso promovido pela SepazA quarta edição do Curso de Conselheiro em Dependência Química diplomou cem novos conselheiros terapêuticos nesta quinta-feira (17), após três dias de formação. Promovido pela Secretaria de Estado de Promoção da Paz (Sepaz), o curso atendeu às pessoas que estavam na lista de espera da edição anterior, em agosto, e reuniu um grupo bastante heterogêneo, incluindo ex-acolhidos e profissionais de Psicologia, Serviço Social e Pedagogia.“É algo bastante positivo essa diversidade, pois há escassez de profissionais qualificados para trabalhar com dependência química e aqueles que já trabalham estão buscando capacitação. Além disso, esses profissionais ganharam confiança no projeto de acolhimento desenvolvido pela Sepaz, então eles têm se aproximado e participado do curso”, diz o secretário Jardel Aderico.

O IV Curso de Conselheiro em Dependência Química é o segundo aberto ao público, já que os primeiros foram voltados às equipes das comunidades do Acolhe Alagoas para capacitação da equipe. Como a edição anterior registrou tanta procura que gerou lista de espera, esta quarta edição foi voltada para atender essas pessoas.

 

“Esse resultado confirma o objetivo da Sepaz, que é multiplicar o conhecimento e capacitar o maior número de profissionais para acolher dependentes químicos. A próxima edição já está sendo preparada para novembro e terá abertura de inscrições para o público externo novamente”, explicou Luan Gama, coordenador da Equipe de Capacitação da Sepaz.

Sepaz discute criação de Comitês municipais de Cultura de Paz

buscamos com a implantação dos comitês e depois com os conselhos municipais, a construção de uma política solida que se mantenha independente dos gestores públicos que venham administrar os municípios.Técnicos da Secretaria de Estado da Promoção da Paz se reuniram na ultima quinta feira (17), na sede da Sepaz, com técnicos da Secretaria Municipal de Educação de União dos Palmares para alinhar trabalhos visando à implantação do Comitê Municipal de Cultura de Paz.Reafirmando a parceria que já vem dando muitos resultados positivos a Educação daquela cidade, o Superintendente de Promoção da Cultura de Paz Adalberon Sá Junior conduziu a reunião com a equipe do Programa Municipal de Educação para Paz, popularmente conhecido PROMEPAZ.

Na oportunidade a coordenadora do Promepaz, Ana Cardoso, apresentou o programa “O Promepaz é um programa municipal de educação para a paz nas escolas e nas famílias que envolve as comunidades, um projeto amplo do qual já estamos vendo os resultados”, disse Ana Cardoso relembrando a parceria da Sepaz na implantação das hortas do Pais.

As hortas estão funcionando nas Escolas Municipais Edvar de Souza Santos e Pedro Pereira da Silva e também na Fundação Rosa Mística, no povoado dos Frios. Cardoso destaca ainda que: “um dos objetivos do programa e reintegrar as famílias na escola, junto da comunidade escolar” e completa “converso com os diretores para ajudar os pais que estão se dedicando a limpeza e cultivo desses alimentos”.

 

Empolgado com a continuidade dos trabalhos o Superintendente de promoção da cultura de Paz Adalberon ressaltou a importância de transformar o programa num Comitê Municipal de Cultura de Paz e depois num Conselho Municipal de Cultura da Paz. “Hoje temos um programa que esta dando certo, mas é importante deixarmos algo consistente que mudando as administrações as ações e atividades não moram. É isso que buscamos com a implantação dos comitês e depois com os conselhos municipais, a construção de uma política solida que se mantenha independente dos gestores públicos que venham administrar os municípios.” Ressalta Adalberon.

Ônibus do Desarmamento estaciona em Santana do Ipanema

Posto móvel ainda será tema de audiência na Câmara dos Vereadores,O Ônibus do Desarmamento, posto itinerante de coleta de armas, fica estacionado até o próximo sábado (19) na Praça Doutor Isaac Adelson, no bairro Monumento, em Santana do Ipanema. Prestes a completar um ano de atividades, o Ônibus está recebendo tanto armas de fogo pela campanha do desarmamento voluntário, quanto armas de brinquedo, pela campanha do desarmamento infantil.Parado bem em frente ao Colégio Cenecista, a equipe do desarmamento segue também com as estratégias de aproximação com a comunidade e sensibilização para os dois desarmamentos. Nesta sexta-feira (18), inclusive, a audiência ordinária da Câmara de Vereadores de Santana terá um momento de debate sobre as campanhas, esclarecendo as principais dúvidas e convocando a população a contribuir com a construção de uma Alagoas de paz.

Como entregar sua arma de fogo

Para entregar uma arma de fogo no Ônibus do Desarmamento não é preciso apresentar documentos pessoais ou da arma – a entrega é anônima e gera ordem de pagamento da indenização na hora, que varia entre R$ 150 e R$ 450, de acordo com o modelo e o calibre da arma.

É importante que o cidadão não esqueça a guia de trânsito, documento que autoriza o transporte da arma de fogo de casa até o ônibus. Ela pode ser retirada no próprio Ônibus do Desarmamento ou impressa no site da Sepaz: www.paz.al.gov.br.

Sepaz promove IV turma de Conselheiros Terapêuticos em Dependência Química

A Secretaria de Estado da Promoção da Paz (Sepaz) promove desde o ultima terça feira (15), das 08h às 17h, a IV turma de formação para conselheiros terapêuticos em dependência química. Formação acontece até a próxima quinta feira (17) no lar Coração de Jesus no bairro da serraria, parte alta de Maceió.“O objetivo é qualificar até o final do ano cerca de 500 conselheiros terapêuticos que contribuirão no processo de recuperação dos dependentes químicos atendidos no Acolhe Alagoas, e assim extinguir a carência de profissionais especializados em dependência química” afirma Jardel Aderico Secretário de Promoção da Paz.O curso é parte integrante do programa permanente de capacitação, desenvolvido pela Sepaz e é destinado aos profissionais da área de Saúde e a voluntários que desejam trabalhar com dependência química, egressos do Acolhe Alagoas ou não.

 

“Até pelo testemunho de suas próprias experiências, muitos egressos do Acolhe Alagoas podem contribuir no tratamento dos dependentes químicos” ressalta Luan Gama coordenador da equipe de capacitação da Sepaz.

Leave a Reply

Fcebook

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top